Quais as vantagens do Sistema de Gestão Ambiental (SGA)?
O Sistema de Gestão Ambiental é estabelecido pela norma ISO 14001. A ISO 14001 especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental para as empresas que desejem implementar um sistema de gestão ambiental, bem como demonstrar a conformidade da sua política ambiental, buscar a certificação do seu sistema de gestão em organização externa e emitir uma declaração de conformidade com a norma.
A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental traz muitas vantagens competitivas para a empresa, onde podemos destacar:
Cumprimento da Legislação Ambiental
A implementação de uma SGA permite que a empresa sempre esteja em conformidade com as regulamentações ambientais aplicáveis ao tipo de atividade da organização. Isso evita multas e indenizações, além de garantir uma melhor imagem da empresa no mercado nacional e internacional.
Redução de Riscos e Acidentes Ambientais
Com a mentalidade de riscos proposta pela norma ISO 14001, a empresa se antecipa a problemas que podem ocasionar acidentes ambientais, além de estar melhor preparada caso aconteça algo fora do planejado. Além disso, os próprios colaboradores desenvolverão uma consciência ambiental, permitindo que eles possam auxiliar com sugestões de melhorias e notificação de problemas com antecedência.
Maior Competitividade no Mercado
Empresas realmente sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente e o futuro do planeta possuem facilidades na obtenção de financiamentos e crédito para a expansão das operações e modernização das infraestruturas, com melhores condições e taxas de juros mais atrativas. Além disso, empresas com práticas ambientais são melhor vistas no mercado e ganham maior destaque na mídia, atraindo clientes, investidores e talentos.
Redução de Gastos
A gestão ambiental permite que todos os processos da empresa estejam alinhados, possibilitando melhor gestão dos recursos e redução dos desperdícios e gastos desnecessários com materiais, infraestrutura, energia, multas e sanções. Além de economia na aquisição de insumos, devido a possibilidade de reúso e reciclagem.